Alda Maria Doces Portugueses

Alda Maria Doces Portugueses

Avaliações médias

Fotos

Vídeos

Sobre

A tradição dos doces portugueses, passados de geração para geração, fazem de ALDA MARIA DOCES uma referência na culinária lusitana.

 

Alda Maria é descendente de uma família com grande tradição de doceiras, existem registros de doceiras na família desde 1700 quando os primeiros casais de imigrantes portugueses vieram para colonizar o Rio Grande do Sul.

 

Alda é a 8ª geração de doceira da família, e aprendeu a arte dos doces com suas avós, principalmente a materna, Mariazinha Collares, renomada doceira de Pelotas, cidade onde Alda nasceu. Ela conta que desde pequena ia para a cozinha ajudar sua avó no preparo dos doces e que ela era a única neta que podia entrar na cozinha.

 

Os doces originários de Portugal foram trazidos para o Brasil pelos primeiros imigrantes portugueses, que se instalaram no Rio Grande do Sul, na cidade de Pelotas. Essa, então, passou a ser conhecida como a capital do doce.

 

Hoje as receitas herdadas e fabricadas pela família de ALDA MARIA adoçam há 21 anos o Rio de Janeiro, e trazem para esta cidade um pedaço de Pelotas e de Portugal. Os doces são fornecidos para festas e casamentos. E, muitos são os prêmios, reportagens e entrevistas realizadas pelos principais veículos de comunicação.

 

No ano de 2003 foi inaugurada a loja, situada na principal rua do bairro de Santa Teresa, em local de fácil acesso. É neste endereço que os doces são produzidos. Ao longo desses anos muitos foram os objetos e utensílios utilizados no preparo dos doces.

 

Achamos de grande importância a conservação de toda essa história, que se mantêm viva mesmo com o passar dos anos. Por isso, quem visitar a loja Alda Maria Doces encontrará, além dos famosos doces, o Museu do Doce.

 

O Museu tem exposição permanente de livros e utensílios utilizados na preparação das delícias. Alguns objetos do acervo fizeram parte da exposição “Rio de Janeiro capital de Portugal”, em comemoração aos 200 anos da vinda da Família Real portuguesa para o Brasil.